quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bolo de chocolate e queques.

Esta receita é muito famosa cá em casa e por todos os que me conhecem (até no trabalho) e costuma a fazer sucesso.
Já ouviu falar em fazer bolos sem ovos? Se calhar não se vai acreditar, mas fica muito bom.

Os ingredientes são os seguintes:
  • 4 chávenas (chá) farinha para bolos;
  • 2 chávenas de chocolate em pó ( o que se utiliza no leite)
  • 1 chávena de açúcar (refinado, normal);
  • uma colher de sopa de fermento;
  • uma pitada de sal;
  • 1 chávena de óleo alimentar;
  • 1  colher de sopa de vinagre
  •  2 chávenas de água

    Numa bacia coloque todos ingredientes secos e misture, depois abra um buraco no meio e coloque o vinagre, o óleo e uma chávena de água e mexa. A segunda medida de água coloque aos poucos mexendo sempre, a massa tem que ficar com o aspecto de uma mousse e com bolhas de ar, pode não utilizar a água toda mas o aspecto da massa tem que ficar como amostra na imagem.

    E já está pronta  a massa. Se quiser pode utilizar esta massa para queques. Faça como eu, forre a  forma para queques com papel vegetal, e depois coloque a massa mas não encha a forma até cima.


    Se não quiser fazer queques unte uma forma com manteiga e farinha para o bolo não pegar.

    Coloque a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos, mas vá verificando de vez enquando com um palito para ter a certeza que está cozido. Quando estiver cozido retire do forno e desenforme logo.


    Para o bolo faça uma mistura de duas colheres de sopa de manteiga derretida com duas colheres de chocolate em pó e depois coloque sobre o bolo.


    O aspecto final fica assim:


    De comer e chorar por mais!!

    sexta-feira, 16 de abril de 2010

    Kefir (Flor de iogurte)

    Hoje não venho deixar nenhuma receita, venho apenas falar da flor do iogurte ou kefir.
     À pouco mais de um mês ofereceram-me o kefir, e fiquei rendida. Desde que comecei a utilizar tenho notado algumas diferenças no meu corpo, tenho a pele mais brilhante e macia. Aconcelho a quem gostar de leite, iogurte liquido e iogurte natural a experimentarem.
    O kefir é um microrganismo que cresce e multiplica-se, por essa razão o meu kefir já está muito grande e chegou a hora de passar uma parte desta dádiva para pessoas que o queiram. Logo, quem  estiver interessado em ficar com esta dádiva, por favor, não hesite em me contactar para o mail: passarreceitas@gmail.com

    Obrigada!

    Imagem retirada da Wikipédia

    quinta-feira, 15 de abril de 2010

    Wrap de frango!


    Não resisto a este tipo de "sandes", por isso vou passar já para a receita.

    Os ingredientes:
          
    Tortilhas de milho, mayonese e molho guacamole.
    Corte quatro peitos de frango aos cubos e coloque numa bacia, tempere com sal, pimenta, alho, salsa e duas nozes de manteiga e mexa com as mãos.
    Aqueça o grelhador, e quando estiver muito quente coloque o frango e vá virando todos os pedaços até ficarem bem passados.

    Retire e coloque numa bacia, ponha maionese e mexa
    Numa frigideira ou crepeira aqueça as tortilhas por uns segundos de uma lado e outro, barre com guacamole e  recheie com o frango.
    Dobre a parte debaixo para cima e depois dobre as abas uma por cima das outra. Para facilitar a comer enrole num guardanapo.

    E bom apetite!

    sábado, 10 de abril de 2010

    Strudel (Tarte de Massa Follhada com Maçã)

    A receita original foi retirada de um livro de culinária que tenho cá em casa, mas como tinha ingredientes que eu não gostava fiz só alguns ingredientes da receita e bate sempre certo.
    Para fazer esta receita, precisa de massa folhada (pode ser a de compra, é a que eu uso), cinco ou seis maçãs, 150g de açucar branco, açucar amarelo, duas colheres de café de canela e 100ml de whisky ou run.

    Descasque e descaroçe as maçãs e corte-as aos gomos.
    Num tacho coloque as maçãs com as 150g de açucar e a canela e deixe cozer em lume brando. Não se preocupe não é preciso água, o açucar irá derreter e as maçãs libertaram a água.

    Quando isso acontecer deixe por mais uns minutos e depois coloque o run, deixe cozer mais uns minutos até ficar um molho mais espeço,desligue e deixe arrefecer.

    Enquanto isso estenda, a massa em cima de papel vegetal (algumas massas embaladas já trazem o papel enrolado nelas, por isso aproveite esse). Depois cubra toda a massa com açucar amarelo (se achar que a camada de açucar não fica uniforme pode usar um coador para ajudar).
    Dpois da massa coberta de açucar coloque o recheio e dobre a massa  como amostra na imagens.

    Coloque o recheio...

    Dobre as pontas (pode colocar açucar nesta partes)

    Dobre agora as pontas do lado.

    Quando a massa estiver fechada pincele com uma gema de ovo e volte a cobrir com açucar amarelo.
     
    Leve ao forno médio durante mais ou menos 15m mas vá vendo de vez enquando para não deixar queimar.

    quinta-feira, 8 de abril de 2010

    Massa com camarão de delicias do mar à minha moda!

    Depois de muito procurar na net receitas praticas para se fazer massa, dei de caras com uma receita parecida com esta, pois parecida porque esta saiu um pouco das experiências que faço cá em casa.
    Para mim é um bocado dificil fazer estas receitas com marisco porque "a cobaia" não gosta muito, isto é, não dá muito valor, mas de vez em quando lá vai comendo, só não posso abusar nos caldos de marisco para não ficar aquele sabor forte.
    Os ingredientes são: massa, cebola, alho françês, azeite, delicias do mar, camarão congelado, leite de coco, um cubo de caldo de marisco e massa de tomate (eu usei ketchup).

    No wok (ou tacho) coloque a cebola cortada aos gomos a refogar no azeite, entretanto corte o alho françês as rodelas, lave bem para tirar a areia e depois coloque no wok a refogar. Mexa de vez em quando para não deixar queimar.









    Corte as delicias do mar em três e junte-as ao refogado juntamente com o camarão congelado. Não precisa de se preocupar com o facto de o camarão estar congelado, pois à medida que coze vai largando a àgua para o refogado.
    Junte o leite de coco e o cubo de caldo de marisco, duas colher de sopa de massa de tomate e piri-piri a gosto e deixe cozer.

    Prepare uma panela para cozer massa (eu utilizei uns restos de fusili que tinha cá em casa) pode ser qualquer massa.Coloque a água a aquecer com um punhado de sal e deixe ferver, assim que começar a ferver coloque a massa de deixe cozer, mexendo de vez enquando, até ficar "al dente". Quando acabar de cozer deia um choque termico e passe a massa por manteiga.
    Depois é só servir

    quarta-feira, 7 de abril de 2010

    Almôndegas

    Esta receita foi inventada por mim, claro que me inspirei em algumas receitas que fui vendo na televisão e lendo em revistas.
    No talho aqui ao pé de casa vende estas almôndegas e numa recente visita decidir comprar para fazer, estas já vêm temperadas por isso não sei o que levam de tempero na carne, mas são muito boas.

    Primeiro passe as almôndegas por óleo, não precisa de ficar muito tempo. Vá virando de vez enquando, a ideia é que fiquem um bocadinho crocantes não é para cozer a carne por dentro.

    Num tacho a parte faça um refogado com azeite, cebola e dois dentes de alho. Quando a cebola e o alho ficarem louros coloque as almôndegas dentro do tacho e deixe refogar mais um bocado no azeite.
    Coloque água no tacho até cobrir as almondegas por completo, para temperar coloque um caldo de vaca, sal a gosto, uma colher de chá de canela, mangerona e piri-piri e deixe cozer. Coloque uma ou duas colheres de sopa de massa de tomate, tape e deixe cozer. Quando o molho estiver aveludado pode desligar o lume.

    À parte coza massa fettuccine (ou qualquer outra massa, esparguete ou tagliatelie), precisa de ter atenção aque a massa ao cozer não se cole umas as outras, quando colocar a massa no tacho abre-a bem e mexe para a separar.

    Quando a massa acabar de cozer dei-a um choque térmico á massa, isto é, coloque-a em água fria e depois passe-a  por manteiga.
    Depois é só servir.

    Bom apetite!

    segunda-feira, 5 de abril de 2010

    Pudim de pão inglês

    Esta receita é tipicamente inglesa, tem várias variações mas a base é sempre esta que vos vou dar.
    Para fazer esta receita vai precisar de leite, canela, manteiga, ovo, raspas de limão, pão de forma (eu uso integral da marca do lidl) e açucar branco e amarelo.
    Comece por colocar num tacho 350ml de leite, 2 paus de canela, raspas de limão (ou casca)e 3 colheres de sopa de açucar branco.(O açucar e os paus de canela são a gosto mas convêm que o leite fique doce).

    Enquanto o leite vai aquecendo, peque nas fatias de pão, corte aos triangulos, barre com manteiga só um dos lados e disponha as  fatias num pirex rectangular, com o bico virado para cima. Ao colocar as fatias no pirex coloque sempre a face de manteiga virada para si, de maneira a que não fique duas fatias com manteiga virada uma para a outra. Quando estiver todas as fatias de  pão dentro do pirex cobra o pão com açucar amerelo peneirado e reserve.

    Numa bacia à parte coloque um ovo inteiro e bata com um garfo ou arames e vá juntando um bocado do leite que tem ao lume mas misture com um bocado de leite frio. Porque se puser só leite quente pode talhar o ovo, isto é, cozer o ovo. Bata o ovo e ao mesmo tempo que barte o leite pode ir juntando o leite cada vez mais quente para o ovo se habituar ao quente. Depois verta a mistura do ovo no leite e deixe ferver mais um bocado.

    Assim que o leite estiver a ferver, retire do lume e coe as cascas de limão e a canela. Verta por cima de todas as fatias do pão. Coloque mais um bocado de açucar amarelo peneirado e leva ao forno médio por 20 a 30 minutos.
    E está pronto, é de comer e chorar por mais.



    sábado, 3 de abril de 2010

    Mama Mia

    Trago uma receita que eu acho que é muito original. Tive contacto com ela à alguns anos e fiquei deliciada, para mim na altura uma novidade muito gostosa, que ainda hoje "visito". Claro, que antes de a colocar aqui andei por quase todos os sites de culinária que conheço à procura desta receita, mas não encontrei nada. (Se os caros leitores encontrarem esta receita em mais algum site façam o favor de me dizer, sim!)
    Acabando com o palavreado e passando para a receita isto começa assim:
    os ingredientes:
    Licor de whiskey (Baileys, Carolans)

    Gelado de vaunilha (este é da marca "pois é" do continente)

    os utensílios: 
    colher de sobremesa e copo de whiskeys

    colher de gelado para fazer bolas

    Faça uma bola de gelado e coloque no copo. Depois verta uma medida de licor mas não tape a bola de gelado.

    Por cima desta mistura coloque um pacote de açúcar (não precisa de ser todo). 


    E já está o Mama Mia. Agora é só degustar.

    quinta-feira, 1 de abril de 2010

    Caipirinhas de vodka preta

    Acho que todos já conhecem esta receita, mas eu resolvi coloca-la aqui e desmistificar a forma como se faz caipirinhas. Andei pelo you tube  a ver como é que os nossos amigos brasileiros as fazem e descobri que há muitas variações, por isso esta minha caipirinha é uma variação.
    Comece por lavar bem as limas, depois corte as ao meio.

    Depois aos gomos

    Aqui nesta parte é importante retirar esta parte branca da lima, pois isto é o que azeda a lima.

    Depois corte cada gomo ao meio. Em média cada lima é cortada em oito bocadinhos.
     

     Depois de cortar a lima toda coloque os bocados dentro de um copo.

     Acrescente uma ou duas colheres de açucar amarelo e com um pilão esmague os bocados de lima.

    Quando vir que a lima já está bem esmagada, coloque a vodka preta a gosto.

    Finalmente  é só preencher com gelo, pode colocar cubos de gelo normal, assim a caipirinha não fica tão águada e fica mais forte, se quiser pode picar o gelo e encher o copo até cima.

    Para ter o aspecto que foi feita por um expert abra um guardanapo e dobre para formar um rectângulo e coloque á volta do copo e depois é só brindar com os amigos.

    P.S: Cá em casa, como em qualquer outra casa, andamos atentos aos gastos, mas também temos que nos divertir por isso a vodka que utilizei para fazer as caipirinhas não foi a fenomenal Eristoff, mas sim uma baratinha que está a venda no Jumbo e Pingo Doce da LusoBebidas fica aqui a foto para poderem confirmar.


    Powered By Blogger